Os Vereadores Indiara Barbosa e Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submetem à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:
Indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão
EMENTA
Encaminhe-se ao Executivo Municipal a seguinte sugestão de ato administrativo ou de gestão:
Abertura dos estacionamentos dos parques da cidade de Curitiba, tendo em vista que a utilização dos parques e as atividades individuais ao ar livre estão permitidas.
Encaminhe-se ao Executivo Municipal a seguinte sugestão de ato administrativo ou de gestão: O decreto nº 730/2021 que dispõe sobre medidas restritivas para o enfrentamento da COVID-19 no Município de Curitiba permite atividades individuais ao ar livre, liberando parques e praças para utilização, dessa forma, faz-se necessária a abertura dos estacionamentos desses locais, umas vez que os usuários estão indo até os parques e precisam deixar seus carros distantes, gerando insegurança e criando oportunidades para que ocorram sinistros.
Justificativa
Os usuários dos parques da cidade de Curitiba, especificamente Parque Barigui, Parque Tingui e Parque Náutico estão tendo dificuldades ao estacionar seus carros, pois o estacionamento oficial está fechado, mesmo com o parque em funcionamento e recebendo visitantes.
A alternativa tem sido procurar vagas em ruas paralelas, muitas vezes escuras e sem segurança para deixar o veículo e se dirigir a pé até o parque.
Tendo em vista que as atividades estão permitidas nos parques, o estacionamento também deve estar funcionando para receber os visitantes.
Entendemos que uma parte do estacionamento do Pavilhão da Cura está sendo utilizada para drive thru da vacinação, porém não todo o estacionamento. A parte que está fechada poderia ser reaberta. Além disso, o estacionamento da Cândido Hartmann (casa amarela) e os laterais do Parque Barigui também devem reabrir, bem como os do Parque Tingui, Parque Náutico e demais parques que estejam com estacionamentos fechados.
A abertura dos estacionamentos por si só não vai gerar aglomeração pois os usuários já estão utilizando os parques. Tal medida só trará mais segurança e menos transtorno para os moradores da região, sem prejuízo para a saúde pública.