Os Vereadores Amália Tortato, Indiara Barbosa e Herivelto Oliveira, no uso de suas atribuições legais, submetem à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão

EMENTA

Encaminhe-se ao Executivo Municipal a seguinte sugestão de ato administrativo ou de gestão: Avaliação e regularização do estacionamento, calçamento, sinalização vertical e horizontal nas vias ao redor da chamada “Prainha da Itupava”, nos entornos da rua Itupava e do Itupava Mall.

Encaminhe-se ao Executivo Municipal a seguinte sugestão de ato administrativo ou de gestão:

Sugerimos ao Executivo Municipal a avaliação e a recuperação da sinalização, regularização do estacionamento e calçadas nos entornos da “Prainha da Itupava”, local de intenso movimento principalmente aos finais de semana.

A Rua Itupava se tornou um procurado centro da vida noturna curitibana nos últimos anos, porém com a impossibilidade de abertura de estabelecimentos devido a pandemia, a procura tem se intensificado devido a característica de possuir um grande espaço a céu aberto.

A procura aumentou, porém os investimentos em infraestrutura e segurança não estão sendo feitos na região, deixando moradores e usuários desassistidos, conforme levantamento anexo.

Sugere-se então melhorias efetivas para tornar o local receptivo tanto aos moradores da região como para as pessoas que utilizam o local para lazer.

Palácio Rio Branco, 19 de novembro de 2021

Justificativa

Os moradores dos bairros Alto da XV e Hugo Lange denunciam problemas na tratativa e regularização das áreas do entorno da região do Itupava Mall, local de intenso movimento aos finais de semana e também durante a semana.

Carros mal estacionados, falta de pintura horizontal, trânsito confuso e perigoso, além de insegurança gerada pela má organização da região.

Segue em anexo documento formalizado pelos moradores, onde demonstram vários problemas ocorridos. Em outros requerimentos trataremos de outros assuntos reivindicados.

A Rua Itupava está sendo degradada pela ação de usuários e pela falta de fiscalização e cuidado por parte do poder público, criando um ambiente hostil para todos e necessitando de uma ação imediata da Prefeitura de Curitiba.