A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Requerimento de Pedido de informações oficiais do Município

EMENTA

Solicita informações ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba quanto a ausência de tratamento de casos de esporotricose e outras zoonoses de forma gratuita. 

Requer à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado expediente ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba solicitando a seguinte informação:

Recebemos questionamentos de que não há mais atendimento e tratamento para casos de esporotricose e outras zoonoses de forma gratuita.

Segundo as informações recebidas, a PUC era a instituição que realizava os atendimentos de forma gratuita, porém isto não está mais ocorrendo.

Considerando o acima exposto, solicita as seguintes informações:

1) Por quais motivos a parceria com a PUC foi extinta?

2) Há previsão de restabelecimento de parceria com a PUC ou alguma outra entidade para tratamento de zoonoses que afetam animais e seres humanos?

3) Enquanto eventual contrato de parceria com algum entidade não é firmado, como fica o atendimento dos animais de pessoas carentes, impossibilitadas de pagamento de um profissional da área? 

4) Há mapeamento do numero de animais ou pessoas atingidas por essas doenças e a as áreas afetadas nos últimos 3 anos?

Palácio Rio Branco, 23 de fevereiro de 2023

Justificativa

Considerando que estamos diante de doença altamente contagiosa, e que, cinlsive, tem como recomendação o isolamento do animal e que, no caso de morte, seu corpo deve ser incinerado e não jogado no lixo, nem deixado ou enterrado em terrenos baldios, pois a contaminação do solo irá manter o ciclo da doença, a preocupação com o atendimento dos animais e de seus proprietários é pertinente.