A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Requerimento de Justificativa de falta às Sessões por Atividades Inerentes ao mandato e outros

EMENTA

Justifica o não comparecimento à Sessão do dia 28/02/2023 da Vereadora Amália Tortato por atividades inerentes ao mandato.

Requer à Mesa, na forma regimental, seja justificado o não comparecimento da Vereadora Amália Tortato à sessão plenária de 28/02/2023, por atividades inerentes ao mandato, em razão de seu comparecimento ao 1º Simpósio Paranaense de Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras, realizado no Museu Oscar Niemeyer (MON) sob coordenação da deputada estadual Maria Victoria (PP).

Palácio Rio Branco, 01 de março de 2023

Justificativa

A ausência da Vereadora Amália Tortato à sessão plenária de 28/02/2023 se justifica em razão do seu comparecimento ao 1º Simpósio Paranaense de Sinais de Alerta de Doenças e Síndromes Raras, que se realizou em Curitiba sob coordenação da deputada estadual Maria Victoria, em que especialistas expuseram ao público a importância de famílias, escolas e órgãos de saúde estarem atentos e preparados para detectar os sintomas que podem gerar diagnósticos e tratamentos precoces.

Conforme notícia de link ao final, que consignou a presença da Vereadora Amália Tortato, o simpósio faz parte das atividades do “Fevereiro Lilás”, mês de conscientização sobre as doenças e síndromes raras no Paraná (Lei 19.426/2018). Segundo a deputada que o coordena, “é o primeiro simpósio para capacitar o reconhecimento de doentes raros nas escolas e postos de saúdes das cidades. Temos visitado os municípios do interior levando cartilhas aos profissionais de saúde e educação para que detectem estes doentes raros”.

A presença da Vereadora Amália Tortato se justifica, portanto, devido ao seu interesse sobre a pauta (cf. 005.00026.2023), que se relaciona às competências municipais abrangidas por seu mandato.

Maiores informações: Assembleia Legislativa do Paraná ‘ Notícias > Sinais de alerta de doenças raras são discutidos em simpósio no Museu Oscar Niemeyer