A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Requerimento à Prefeitura de Curitiba

EMENTA

Solicita a retirada do estacionamento do lado direito da via, entre as ruas Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para quem segue pela Marquês do Paraná em direção a rua Rio Grande do Sul, com o intuito de permitir a fluidez do transito.

Requer à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando a retirada do estacionamento do lado direito da via, entre as ruas Santa Catarina e Rio Grande do Sul, para quem segue pela Marquês do Paraná em direção a rua Rio Grande do Sul, com o intuito de permitir a fluidez do transito.

Há intenso movimento de veículos na rua Marques do Paraná e o transito fica parado em razão dos motoristas que pretendem realizar a conversão da Marques do Paraná para a Rio Grande do Sul.

A implantação de uma faixa exclusiva para conversão a direita na Rio Grande do Sul permitirá que o transito para quem segue pela rua Marques do Paraná flua melhor.

Palácio Rio Branco, 06 de junho de 2023

Justificativa

Os moradores e demais motoristas que passam pela região, informam que após a implantação do binário a rua Marquês do Paraná ficou com o fluxo de veículos prejudicado.

A fila que se forma na rua Marques do Paraná se estende ao longo de 5 a 6 quadras entre a rua Rio Grande do Sul e rua Palmeiras ou rua Murilo do Amaral Ferreira. Enquanto a rua Marques do Paraná apresenta congestionamento, a via que a corta e que foi objeto do binário, a rua Palmeiras, apresenta baixíssimo movimento de veículos.

Este cenário demonstra que o binário, nesta localidade, acabou prejudicando o transito e gerando ainda mais congestionamento, especialmente na rua Marques do Paraná, que antes mesmo do binário já apresentava intenso movimento até a rua Rio Grande do Sul, mesmo sendo uma via preferencial.

Agora o transito nesta via ficou represado em razão das demais vias preferenciais que a cortam, especialmente as vias do binário (rua Santa catarina e rua Palmeiras).

Diante disto, e a fim de permitir melhor segurança no transito para cidadãos curitibanos é que o presente pedido se faz necessário.