A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:
Indicação de sugestão ao Poder Executivo
EMENTA
Encaminhe-se ao Poder Executivo a seguinte sugestão: A retirada da obrigatoriedade de pagamento do EstaR para as vagas de dentro da Praça Professora Hildegard Schmah, no Bairro Portão.
Requer à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando a retirada da obrigatoriedade de pagamento do EstaR para as vagas de dentro da Praça Professora Hildegard Schmah, no Bairro Portão.
Palácio Rio Branco, 27 de junho de 2023
Justificativa
Recentemente, a Praça Professora Hildegard Schmah passou a contar com a obrigatoriedade do uso do EstaR para suas diversas vagas de estacionamento, bem visíveis em foto de satélite anexa.
Tal medida, cuja revisão é solicitada pelo abaixo-assinado anexo, que conta atualmente com centenas de assinaturas, demonstra a insatisfação causada aos moradores, comerciários, visitantes, idosos e outros cidadãos que desfrutam desse espaço público para passear, fazer exercícios físicos, trazer seus animais de estimação e realizar visitas ao MUMA (Museu Municipal de Arte).
Além disso, por se tratar de patrimônio e local histórico aos moradores do bairro Portão e, de forma geral, a toda população do sul do Município, tal mudança nas regras do uso das vagas disponíveis na Praça foi vista como medida estranha, que pode desestimular a visitação desse maravilhoso espaço público.
Portanto, considerando as reclamações supracitadas e a considerável queda do número de veículos estacionados na praça após a instalação do EstaR (cf. fotos disponibilizadas no abaixo-assinado), que pode levar ao abandono do espaço público, esta sugestão faz-se necessária.