A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Indicação de sugestão ao Poder Executivo

EMENTA

Encaminhe-se ao Poder Executivo a seguinte sugestão: A adoção da possibilidade de uso do cartão URBS nas estações de bicicletas compartilhadas “Tembici” para o pagamento das viagens.

Requer à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando a adoção da possibilidade do uso do cartão URBS nas estações de bicicletas compartilhadas “Tembici” para o pagamento das viagens.

Palácio Rio Branco, 07 de agosto de 2023

Justificativa

Curitiba é uma cidade que se destaca pela sua preocupação com a mobilidade urbana e a sustentabilidade. Uma das iniciativas que demonstram esse compromisso é a parceria com a empresa “Tembici”, que oferece serviços de bicicleta compartilhada em diversos pontos da cidade, com planos acessíveis para os usuários.

Essa é uma ótima forma de incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte alternativo e ecológico, que traz benefícios tanto para os cidadãos quanto para o meio ambiente. Além disso, essa iniciativa está alinhada com o plano de estrutura cicloviária, que tem a meta de dotar a cidade de 408 km de vias destinadas à ciclomobilidade até 2025, integrando-as com o transporte coletivo [1].

De qualquer forma, para que essa iniciativa seja ainda mais efetiva e alcance um maior número de cidadãos, é preciso facilitar o acesso aos serviços de bicicleta compartilhada.

Uma sugestão que recebemos em nosso gabinete é a possibilidade de usar o cartão URBS para o pagamento das viagens. O cartão URBS é um vale-transporte que atualmente só pode ser usado para os ônibus, mas que poderia ser estendido para as bicicletas compartilhadas, criando assim uma maior integração entre os modais de transporte. Isso seria muito conveniente para os usuários, que poderiam escolher entre o ônibus ou a bicicleta de acordo com a sua necessidade e preferência, sem precisar se preocupar com formas diferentes de pagamento.

Essa ideia já foi implementada em outras cidades do Brasil e do mundo, com resultados positivos para a mobilidade urbana e a sustentabilidade. Em São Paulo, por exemplo, o sistema de bicicleta compartilhada da “Bike Sampa” permite o uso do Bilhete Único para o pagamento das viagens [2]. Em Paris, na França, o Navigo Card conecta todos os sistemas de transporte e até funciona para modais alternativos, como as bicicletas compartilhadas [3]. Esses exemplos mostram que é possível integrar diferentes meios de transporte com um único cartão, facilitando a vida dos usuários e estimulando o uso da bicicleta como uma opção viável e vantajosa.

Portanto, visando à sustentabilidade, mobilidade urbana e diálogo com o Poder Executivo, apresentamos essa sugestão como uma forma de melhorar os serviços de bicicleta compartilhada em Curitiba. Acreditamos que essa medida traria benefícios tanto para os cidadãos quanto para o meio ambiente, além de contribuir para a imagem da cidade como uma referência em inovação e qualidade de vida.

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REFERÊNCIAS UTILIZADAS:

[1] INSTITUTO DE PESQUISA E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA. Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba. Curitiba, 2023. Disponível em: <https://ippuc.org.br/plano-de-estrutura-cicloviaria-de-curitiba>. Acesso em: 26 jul. 2023.

[2] VADEBIKE. Como funciona o empréstimo de bicicletas integrado ao Bilhete Único em São Paulo. São Paulo, 2013. Disponível em: <https://vadebike.org/2013/05/como-funciona-bilhete-unico-bike-sampa> Acesso em: 26 jul. 2023.

[3] ÎLE-DE-FRANCE MOBILITÉS. Descubra o aluguel de bicicletas em autoatendimento. Île-de-France, 2021. Disponível em: <https://www.iledefrance-mobilites.fr/en/the-network/mobility-services/bikes/discover-self-service-bike-hire> Acesso em: 26 jul. 2023.