Grupo de estudantes do Colégio Nossa Senhora Medianeira visitou a Câmara de Curitiba nesta segunda-feira.
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recepcionou, na tarde desta segunda-feira (14), duas turmas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora Medianeira. O grupo, formado por 73 estudantes, participou do programa de visitação guiada, promovido pela Escola do Legislativo. Além disso, os alunos participaram da reunião quinzenal da Comissão de Educação, Turismo, Cultura e Esporte, na qual apresentaram nove propostas de políticas públicas para os vereadores.
Os projetos foram desenvolvidos dentro do Observatório Social e Político, programa do Novo Ensino Médio, ministrado pela professora Gabriela Bortolozzo. “A gente estuda sobre a construção da democracia, como ela funciona, como ela funciona dentro do Brasil, como é a Constituição brasileira, como funcionam as eleições. Eles estudaram o que é um projeto de lei, o que é uma política pública. E estudando sobre isso, a gente pensou sobre projetos que poderiam ser desenvolvidos aqui na cidade de Curitiba”, explicou a professora.
A orientadora pedagógica Cláudia Furtado completou que os estudantes desenvolveram uma pesquisa sobre Curitiba, cada um com uma área. “Eles que optaram pelos temas, desenvolveram a pesquisa e depois, os projetos”, explicou. “Entender sobre política, se formar politicamente é se formar como cidadão”, pontuou. A visita também foi acompanhada pelos professores Gabriela Szabo, Anderson Akio Shishito e Maicon Fernando Faccini.
Os projetos apresentados tratam de temas como educação, saúde, transporte, alimentação e segurança. Cada um recebeu uma denominação: Auxílio Maternidade Adolescente (AMA), Ensino, Cuidado e Prevenção (ECP), Jovem Ajuda Mútua (JAM), Alimenta Curitiba: nutrindo uma cidade sustentável, Transporta Curitiba, Projeto Anúncio e Publicidade da Arte (PAPA), Comissão do Cuidado: abuso sexual infantil, União Entre Jovens (UEJ) e Assistência Municipal para Refugiados Jovens (AMRJ).
O presidente da Comissão de Educação, Marcos Vieira (PDT), salientou que todos os temas são importantes e que os vereadores darão sequência no debate sobre as políticas apresentadas. “A coragem de vocês em trazer esses temas mostra que nós podemos ficar tranquilos, que vamos ter futuros agentes políticos que vão cuidar da população, cuidar do nosso país, para que nós possamos ter uma sociedade melhor para todas as pessoas”, declarou.
“Isso é fazer política, vocês estão fazendo política já desde a sala de aula”, disse Amália Tortato. “Me chamou muito a atenção como vocês trouxeram problemas que são problemas da vida de um jovem. Isso é importantíssimo, e eu quis fazer essa fala para mostrar para vocês a importância de nós termos diferentes pessoas nos representando aqui na Câmara Municipal.”
Além de Vieira e de Tortato, a Comissão de Educação é formada por Professora Josete (PT), vice-presidente, Sidnei Toaldo (Patriota) e Nori Seto (PP). “É uma alegria, não só para mim, mas para a Câmara de Vereadores como um todo, como instituição, receber alunos aqui”, afirmou Dalton Borba (PDT), que não integra o colegiado, mas também recepcionou os visitantes.
Visitas à Câmara
Diretora da Escola do Legislativo, Danielli Wandembruck destacou que, além de aproximar o cidadão do Poder Legislativo, a visita guiada para grupos de estudantes “ressalta a importância da participação cidadã nas decisões locais, incentivando-os a desenvolver um olhar crítico sobre as políticas públicas e atuação dos poderes”. A servidora também disse que ficou impressionada com a sensibilidade das propostas apresentadas. O próximo grupo, do Colégio Sesi Internacional, será recebido na tarde desta sexta (18).
As visitas guiadas à Câmara de Curitiba duram em média uma hora e meia e são acompanhadas por servidores da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel. Apesar de a maior parte dos agendamentos ser feita por instituições de ensino, o programa atende a quaisquer grupos, como comitivas em visita à cidade, participantes de congressos e turmas da melhor idade. São restrições: o porte de armas e de objetos que possam causar lesões ou ferimentos; a entrada com bebidas alcoólicas; e, para crianças a partir de 10 anos, o uso de chinelos, bermudas e shorts (saiba mais).
As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde. Para realizar o agendamento, basta preencher um formulário online no site institucional.