A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:
Requerimento à Prefeitura de Curitiba
EMENTA
Solicita vistoria URGENTE e providências quanto as obras necessárias na Escola Municipal Itacelina, localizada no bairro Guaíra.
Requer à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal e para a Secretaria Municipal de Educação, solicitando:
Vistoria URGENTE e providências quanto as obras necessárias na Escola Municipal Itacelina, localizada no bairro Guaíra.
No dia 23 de junho de 2023, a Vereadora Amália Tortato, vice-presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e Segurança das Escolas Municipais, visitou a Escola Municipal Itacelina Bittencourt localizada na rua São Paulo, 2055, Guaíra.
Na ocasião, a parlamentar pode verificar diversas reformas que a escola necessita, especialmente em virtude do atendimento integral de 350 crianças.
Desta feita, solicita:
1 – Construção de 2 (dois) bebedouros/escovódromos com no mínimo 10 torneiras em cada um, pois as 8 (oito) torneiras existentes não são suficientes para atender aos 350 alunos que ficam em período integral na unidade desde o inicio de 2023.
2 – A troca das janelas das 15 (quinze) salas de aula, pois muitas estão emperradas, o que prejudica demasiadamente a ventilação e a iluminação.
3 – Reconstrução da cobertura do pátio interno, a qual foi simplesmente retirada e não substituída, pelo que os alunos não têm onde ficar quando chove ou quando está muito sol.
4 – Reforma e ampliação do banheiro dos funcionários.
5 – Construção de novos banheiros para alunos, pois a quantidade é insuficiente para todos os alunos, especialmente em razão do atendimento integral de 350 crianças desde o inicio de 2023.
6 – Troca do forro do banheiro, deposito e sala de aula.
7 – Troca do piso da parte administrativa pois são tacos antigos e estão soltos, embora sejam colados com frequência.
8 – Pintura interna e externa do prédio, muros, salas de aula, pátios.
9 – Pintura das quadras.
10 – Troca dos alambrados das quadras.
11 – Instalação de cabeamento e energia elétrica na quadra coberta e construção para o depósito do material de educação física.
12 – Manutenção e reparo da fiação elétrica.
13 – Colagem e lixamento dos pisos de tacos, pois há muitos tacos soltos e que desequilibram quem passa no local.
COM URGÊNCIA AS SEGUINTES QUESTÕES PRECISAM SER VERIFICADAS:
***13 – Troca do forro e beiral dos corredores externos.
***14 – Troca do madeiramento que sustenta o telhado, pois a unidade já possui mais de 60 anos e a estrutura até o momento não foi substituída. Inclusive, uma parte dele caiu no corredor na escola.
***15 – Vistoria e reparo nas rachaduras que vêm progressivamente aumentando nas paredes que fazem divisa entre a sala de aula e o almoxarifado, o que já foi solicitado no final de 2022. Todavia, até o momento não foi realizada a visita de um engenheiro ao local.
Palácio Rio Branco, 20 de setembro de 2023
Justificativa
Importante destacar que se trata de uma escola que foi inaugurada em 1965 e que visivelmente necessita de reformas. E, conforme relatado pela direção da unidade, já foram solicitadas há algum tempo.
Frisa-se que em razão do atendimento em período integral de 350 crianças, algumas obras se tornaram ainda mais relevantes.