O evento será realizado no auditório do Anexo II da Câmara Municipal de Curitiba, com início às 14h. 

Na próxima quinta-feira (26), será realizada uma Audiência Pública na Câmara Municipal para debater a ampliação do Teste do Pezinho em Curitiba. Tramita na Câmara um Projeto de Lei da vereadora Amália Tortato (NOVO), que tem o objetivo de ampliar a triagem neonatal de 6 para mais de 50 doenças na rede pública de saúde. 

Foto: Rafael Mayer/CMC

O exame ampliado deve incluir doenças raras e graves, permitindo o diagnóstico já nos primeiros dias de vida dos bebês. Para a autora do projeto, o Teste do Pezinho realizado atualmente deixa uma lacuna importante quando o assunto é saúde das crianças. 

“Em Curitiba, aproximadamente mil crianças por ano são acometidas por algum tipo de doença. Com a falta de diagnóstico precoce, 300 delas sequer chegam aos 5 anos de idade. Temos que mudar essa realidade o quanto antes. O teste ampliado vai aumentar consideravelmente as chances de cura das crianças ou de uma vida sem sequelas”, explica Amália.

Para a Audiência Pública são esperados parlamentares da Câmara e da Assembleia Legislativa do Paraná, médicos especialistas em tratamento de doenças raras, entidades que representam a busca por tratamentos médicos, além de famílias que enfrentam os desafios diários de cuidar de crianças com doenças raras e graves.

SERVIÇO:

Audiência Pública sobre ampliação do Teste do Pezinho em Curitiba

Data: 26/10/2023

Horário: 14h

Local: Auditório do Anexo 2

Contato: Aline D’avila, jornalista – (41) 99881-2946