A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Requerimento de Pedido de informações oficiais do Município

EMENTA

Solicita informações à Urbanização de Curitiba (URBS) quanto à fiscalização do uso do cartão-transporte.

Requer à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado expediente à Urbanização de Curitiba (URBS), solicitando as seguintes informações quanto aos isentos:

1. De que modo é fiscalizado o uso do cartão-transporte, especialmente para os beneficiários de isenção, tais como Idosos (com 65 anos ou mais), pessoas com deficiência e pessoas com determinadas patologias crônicas?

2. O cobrador fiscaliza a utilização indevida do cartão transporte? Em caso afirmativo, a redução do número de cobradores pode ser considerada como um dos catalisadores para eventual aumento da utilização indevida do cartão-transporte?

3. Quais medidas são utilizadas pela URBS a fim de evitar o uso indevido do cartão transporte?

4. Constatada a má utilização do cartão transporte, quais as providências são tomadas pela URBS?

Palácio Rio Branco, 20 de novembro de 2023

Justificativa

Segundo o relato de cidadãos, percebe-se uma utilização indevida do cartão transporte especialmente em razão da redução do número de cobradores. 

Assim, urge proveitoso questionar à Prefeitura quanto aos modos de fiscalização em relação ao uso indevido/fraudulento do cartão transporte e se a redução do número de cobradores pode ter influenciado nisso. 

Portanto, prezando pela correta utilização do transporte público de Curitiba, este pedido de informações faz-se necessário.