Eleita para seu primeiro mandato com 3.092 votos em 2020, vereadora Amália Tortato é filiada ao partido Novo.
Tamanha era a crise política e econômica em 2015 no Brasil que Amália Tortato pensava, com seu marido, em sair do país. Com a experiência de mais de 15 anos como comissária de voo, a paranaense, natural de Telêmaco Borba, acabou mudando de ideia após perder uma avó. Queria ficar mais perto da família. Como a intenção de imigrar era viver em uma sociedade melhor, decidiu entrar para a política para construir uma sociedade melhor aqui mesmo. Foi com base nessa decisão que ela conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), ao conseguir 3.092 votos no pleito de 2020.
Filiada ao partido Novo, a vereadora Amália Tortato revelou, em entrevista ao Você me representa, do CMC Podcasts, que a campanha durante a pandemia exigiu um esforço diferente do habitual, com muitas lives e a distribuição de material de acordo com as restrições da quarentena. “Ficar longe da minha filha foi a parte mais difícil”, disse, explicando que ficou alguns dias longe da filha, ainda bebê, para se concentrar no diálogo com eleitores. O resultado deu certo e agora, na Câmara de Curitiba, ela defende bandeiras como a proteção e o bem-estar da criança, a redução da burocracia e o combate à corrupção.
Em relação ao bem-estar da criança, Amália Tortato ressaltou projeto de lei para a ampliação do teste do pezinho em Curitiba. De acordo com ela, o sistema de saúde pública municipal faz, hoje, uma triagem de seis doenças, que é o padrão nacional. Já a proposta permitiria diagnosticar precocemente mais de 50 doenças. Ainda em relação a projetos à criança, Tortato falou sobre a defesa da educação.
Na questão da redução da burocracia, a parlamentar lembrou da lei para o livre horário no comércio de Curitiba. No combate à corrupção, a representante do Novo ressaltou políticas mais transparentes no uso dos recursos públicos, com duas propostas em relação a multas de trânsito: padronizar a velocidade em uma mesma via e facilitar as informações acerca dos equipamentos de medição utilizados. Amália também falou sobre sua proposta para diminuir o preço da passagem de ônibus de Curitiba por meio da arrecadação de recursos via publicidade nos veículos, nas estações-tubo e nos terminais do transporte coletivo.
No fim da entrevista, Amália Tortato deu um recado para as mulheres que almejam cargos de liderança, seja na política ou na esfera privada. Com a experiência de ter feito uma campanha eleitoral com um bebê em fase de amamentação, a vereadora disse acreditar na força das mulheres. “Sempre é mais difícil para a mulher quando ela ocupar um cargo de liderança, seja na política, na empresa, seja onde for. Mas a gente dá conta, com sorriso no rosto e salto alto no pé”, finalizou.
Os curitibanos têm um podcast para chamar de seu: CMC Podcasts
Com um conjunto de 14 programas, o CMC Podcasts é produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Trata-se de uma ação de comunicação pública moderna, com foco na transparência. Além de entrevistas, como o Você me representa, há espaço para programas de debates de assuntos do dia a dia da cidade. Os episódios são publicados no YouTube e no Spotify.
Assista à entrevista com a vereadora Amália Tortatono Você me representa via YouTube ou Spotify.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba