Estreia do programa “Entre quadras e bibliotecas” aborda as ações para um ano letivo com paz e tranquilidade no ambiente escolar.

O CMC Podcasts trata de um importante assunto para o começo do ano letivo em Curitiba. Com a temporada Segurança nas escolas, a estreia do programa Entre quadras e bibliotecas conta com especialistas e vereadores debatendo como garantir mais tranquilidade e paz para toda a comunidade escolar, tranquilizando alunos, pais e professores em 2024.

O ano de 2023 foi tristemente marcado por pelo menos 10 ataques em escolas brasileiras. Foi um recorde de casos violentos em educandários no país, que chocaram a população, como a morte de uma professora de 71 anos em São Paulo e o assassinato de quatro crianças em uma creche em Blumenau (Santa Catarina). No Paraná, um ex-aluno invadiu uma instituição de ensino em Cambé e, com um arma, tirou a vida de dois estudantes.

Segurança nas escolas – Um ambiente escolar mais tranquilo vai além da presença policial (T1.E4)

No último episódio da temporada Segurança nas escolas, os vereadores Marcelo Fachinello (Pode), Amália Tortato (Novo) e Professora Josete (PT) ressaltam a função da Câmara Municipal de Curitiba para garantir a segurança nas instituições de ensino. Além de ações para reunir pais, professores, funcionários e forças de segurança, os parlamentares ressaltam a importância da melhoria na infraestrutura das escolas, da oferta de atividades culturais e práticas esportivas, e da presença de profissionais de outras áreas no contexto escolar, como psicólogos. O objetivo é um só: a escola ser um ambiente de tranquilidade para o ensino da geração que representa o futuro do país.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba