Além da Frente Parlamentar de Segurança das Escolas, a CMC criou outros cinco grupos suprapartidários no ano passado.

Frente Parlamentar de Acompanhamento da Infraestrutura e da Segurança das Escolas Municipais foi um dos grupos suprapartidários mais atuantes em 2023, com a realização de visitas a 115 unidades da rede municipal de ensino da capital pelos seus integrantes. Criada em abril do ano passado, o trabalho do colegiado prossegue em 2024 com o objetivo de cumprir com a meta de visitar todas as unidades de educação do município de Curitiba, entre escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs). O grupo tem como presidente a vereadora Amália Tortato (Novo), e como vice, Nori Seto (PP).

“Temos alcançado importantes resultados na fiscalização e acompanhamento das estruturas físicas e treinamento de pessoal das escolas municipais. Sempre reforçamos durante as visitas a importância de agirmos preventivamente, quando o assunto é segurança”, afirmou Tortato.

O grupo de vereadores deriva da Frente Parlamentar do Retorno Seguro às Aulas, que atuou no contexto de retorno às aulas presenciais após o período crítico da pandemia de covid-19. Encerrada em dezembro de 2022, a frente retomou as atividades motivada pelos ataques a escolas que ocorreram no ano passado como forma de tranquilizar os pais, os alunos e os profissionais da educação e “prestar atenção à infraestrutura e à segurança das escolas”, disse a presidente da frente. 

primeira atividade da frente, em maio de 2023, foi realizada na Escola Municipal Vila Torres, onde estudam cerca de 400 alunos. Durante as visitas, os responsáveis pela administração da unidade respondem a um questionário com temas que tratam, por exemplo, da necessidade de obras emergenciais, medidas adicionais de segurança, a capacitação dos funcionários para identificar casos de abusos, as situações em que tenha sido necessário acionar a Guarda Municipal ou a Polícia Militar e a assistência para alunos com deficiência. As respostas levantadas servem de embasamento para a atuação da frente parlamentar.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba