PROPOSIÇÃO N° 062.00311.2024
A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:
Requerimento de Pedido de informações oficiais do Município
EMENTA
Solicita informações à SMDT sobre a Central de Tráfico em Área (CTA) quanto ao gerenciamento dos cruzamentos sinalizados e o seu impacto sobre o trânsito em horários de pico.
Requer à Mesa, na forma regimental, seja encaminhado expediente à SMDT, solicitando as seguintes informações sobre a atuação da Central de Tráfico em Área (CTA) quanto ao gerenciamento dos cruzamentos sinalizados e o seu impacto sobre o trânsito em horários de pico:
1. Qual órgão realiza a gestão da Central de Tráfego em Área (CTA) citada na resposta da SMDT ao Pedido de Informações n. 062.00730.2022, conforme documento anexo?
2. Os avanços relatados nessa resposta quanto à centralização dos controladores semafóricos possuem estimativa de conclusão, com a interligação de 100% dos equipamentos?
3. Faz-se o monitoramento da extensão dos engarrafamentos nas vias de Curitiba durante os horários de pico? Caso positivo, solicito a disponibilização dos dados anuais médios desde 2018.
4. O aumento do percentual de equipamentos sincronizados foi capaz de impactar positivamente no trânsito da Capital? De que forma isso tem sido constatado e monitorado?
5. O aumento do número de equipamentos instalados desde 2018 causou algum impacto (negativo ou positivo) na fluidez do trânsito da cidade?
6. Há projetos de melhoria da fluidez do trânsito por meio da logística ou da sincronização dos sinais de trânsito, ou Curitiba depende apenas de intervenções de obras viárias e/ou estímulo a outros modais de deslocamento?
7. De que forma a recém-criada Secretaria de Inteligência Artificial poderá contribuir com a CTA, para aumentar a fluidez do trânsito de Curitiba nos horários de pico?
Palácio Rio Branco, 08 de abril de 2024
Amália Tortato
Vereadora
JustificativaO trânsito em Curitiba tem se intensificado, uma realidade que é perceptível aos cidadãos que se locomovem com veículos automotores, mas ainda não é corroborada por dados oficiais. Este pedido de informações à Secretaria Municipal de Defesa do Trânsito (SMDT) é crucial para obter esses dados e entender a situação atual do trânsito na cidade.
As informações solicitadas incluem detalhes sobre a gestão do trânsito, monitoramento, sincronização dos semáforos e projetos para sua melhoria. Além disso, questiona-se como a nova Secretaria de Inteligência Artificial pode auxiliar na fluidez do trânsito.
A transparência e a disponibilidade desses dados são fundamentais para a implementação de medidas eficazes para a melhoria do tráfego de veículos na cidade. Portanto, este pedido é uma iniciativa importante para a otimização do trânsito em Curitiba.