A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:
Requerimento à Prefeitura de Curitiba
EMENTA
Solicita que os ônibus que fazem a ligação do Terminal do Capão Raso ao Complexo Esportivo do Xaxim – Centro de Referência Paralímpica – contenham elevadores para cadeirantes.
Requer à Mesa, na forma regimental, que seja encaminhado expediente ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, solicitando que os ônibus que fazem a ligação do Terminal do Capão Raso ao Complexo Esportivo do Xaxim contenham elevadores para cadeirantes.
Os atletas paraolímpicos que se deslocam para seus treinos no Complexo Esportivo do Xaxim – Centro de Referência Paralímpica – localizado na Rua Dom José Marello, 101 – Xaxim relatam dificuldade de acesso ao transporte público, especialmente com a linha que faz a ligação do Terminal do Capão Raso em direção ao referido Ginásio.
A Secretaria de Esportes e Lazer incentiva a participação desses atletas, todavia, sem a devida acessibilidade esse incentivo de nada serve, pois os atletas não têm como chegar ao local dos treinos.
Palácio Rio Branco, 30 de junho de 2022
Justificativa
A falta de acessibilidade tem sido algo recorrente para esses atletas pelo que foi gravado o video em anexo. Tal fato aconteceu no Terminal do Capão Raso e se refere a linha 629 – Alto Boqueirão. Isso não quer dizer que tal fato não ocorra em outras linhas, pois, conforme informado, trata-se de um problema recorrente.
Ademais, informações encontradas nos sites oficiais do município nos trazem informações de incentivo ao atleta paraolímpico e de que no ano de 2012 a acessibilidade do transporte coletivo estava em 95,6%.