Os Vereadores Herivelto Oliveira, Amália Tortato e Sidnei Toaldo, no uso de suas atribuições legais, submetem à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:

Requerimento de Realização de Audiência Pública (votado)

EMENTA

Requer à Mesa na forma regimental, a realização de audiência pública na data de 02 de agosto de 2023.

Tema: “Inteligência Artificial e os reflexos na educação e na empregabilidade.”

Requer à Mesa, na forma regimental, a realização de audiência pública na data de 02 de agosto de 2023. De acordo com o Art. 211 e ss. do Regimento Interno desta Câmara Municipal, informamos o seguinte:

Matéria a ser analisada: Inteligência Artificial

Roteiro dos trabalhos: convidados de diversos setores farão suas explanações, para conhecimento e reflexoes de (parte) das consequencias no cenário atual, com foco na educação e na empregabilidade.

Pessoas a serem ouvidas:

– Márcia Krama / IPPUC / Presidente do Conselho Municipal de Ciencia Tecnologia e Inovação, aborda sobre o marcado de trabalho formal de Curitiba

– Kristian Kapelini / Univ Positivo / Coordenador do Curso de TI da UP / Membro do Conselho Municipal de Ciencia Tecnologia e Inovação, aborda sobre ferramentas de IA (ChatGPT dentro da Universidade)

– Luiz Pereira Pinheiro Junior / Univ Positivo / Coordenador do Curso de Business da UP / Membro do Conselho Municipal de Ciencia Tecnologia e Inovação, aborda sobre ferramentas de IA (ChatGPT dentro da Universidade)

– Fabrício Lopes / Gerente Executivo de Inovação e Responsabilidade Social –  Sistema FIEP – Conselheiro do Parque Tecnológico da Itaipu e da ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras.

– Prof. Anderson Szejka / PUC-PR – Head do Centro de Tecnologia e Inovação da PUC Paraná, onde ainda atua como pesquisador e professor.

– Ney Queiroz de Azevedo / GoNew – Head de Expansão e Imersões Internacionais da Go New. É conselheiro de empresas, investidor em novos negócios. É professor de pós-graduação na Universidade Positivo.

Número de representantes por entidade: 1 ou 2

Dia e hora da realização da reunião: 02 de agosto de 2023, às 14h30

Palácio Rio Branco, 17 de maio de 2023

Justificativa

Com o simples e fácil acesso a diversas ferramentas de inteligencia artifical, eh urgente o debate e reflexão sobre o uso das mesmas.

Universidades, Empresas, Entidades e Órgãos Públicos precisam estar atentos, conectados e a par desse cenário global, para lidar com mudanças gigantescas que deverão acontecer em muitos segmentos, nos próximos anos. Trazer especialistas para abordarem o assunto, é fundamental para que o Poder Legislativo, possa buscar caminhos e soluções, principalmente no que se refere às areas de educação e empregabilidade, que serão fortemente afetadas, positiva ou negativamente.