A Vereadora Amália Tortato, no uso de suas atribuições legais, submete à apreciação da Câmara Municipal de Curitiba a seguinte proposição:
Requerimento de Justificativa de falta às Sessões por doença, nojo, gala e representação oficial
EMENTA
Justifica a falta ao início da Sessão do dia 30/05/2023 da Vereadora Amália Tortato, em razão de seu comparecimento ao Fórum de Prefeitos sobre Cidades Educadoras.
Requer à Mesa, na forma regimental, seja justificada a falta da Vereadora Amália Tortato ao início da sessão plenária de 30/05/2023, deixando de responder à primeira chamada desse dia em razão de seu comparecimento ao Fórum de Prefeitos sobre Cidades Educadoras, como representante oficial da Câmara Municipal de Curitiba.
Palácio Rio Branco, 31 de maio de 2023
Justificativa
A Vereadora Amália Tortato participou do Fórum de Prefeitos – Integração entre Cidades, realizado no dia 30 de maio de 2023, no Parque Barigui em Curitiba. O evento, organizado pelas secretarias municipais da Educação da Região Metropolitana, foi preparatório para o Congresso Internacional das Cidades Educadoras de 2024, que acontecerá na capital paranaense.
O fórum teve como objetivo compartilhar experiências e dialogar sobre as possibilidades das cidades educadoras, que são aquelas que oferecem oportunidades e práticas de cidadania para todos os seus habitantes. Atualmente, são 500 cidades educadoras de 35 países distribuídas por todos os continentes.
A Vereadora Amália Tortato compareceu ao evento na condição de representante oficial da Câmara Municipal de Curitiba, demonstrando o apoio do legislativo municipal à iniciativa. Ela acompanhou as apresentações da secretária municipal da Educação e gestora da Rede Brasileira das Cidades Educadoras (Rebrace), Maria Sílvia Bacila, e da secretária geral da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), Marina Canals Ramoneda.
Considerando tratar-se de tema prioritário em seu mandato, a Vereadora também conheceu os estudantes que são os Embaixadores do Futuro na Cidade Educadora e participou das discussões sobre o Congresso. Ela elogiou a organização do evento e disse que espera que Curitiba seja efetivamente um exemplo de cidade educadora para o mundo.