110 pessoas apoiam este projeto
Nome Completo
Mariane Heimoski
Geaciela Misau
Claudete Alves Machado
Marizete melo de lima
LIDIA NEDBAJLUK

Apoio à boa utilização dos TERRENOS DESOCUPADOS de propriedade do Fundo do Regime Geral da Previdência Social (do INSS), situados no Bairro Cabral em Curitiba, conforme mapeamento ao lado.

O abandono dos terrenos na região é um problema antigo, que se arrasta há décadas. Vereadora desde 2020, Amália Tortato, moradora da região indignada com a situação, mapeou e identificou o registro dos imóveis nos documentos do INSS.

O trabalho foi minucioso e mapeou os imóveis da região e sua situação, com base na Portaria Conjunta n. 13/2021 do Ministério da Economia e do INSS, que listou os imóveis operacionais e não operacionais do patrimônio do INSS e do RGPS. 

Os terrenos desabitados encontram-se hoje, em sua maioria, em situação degradante e perigosa. A maioria dos imóveis da Gleba do Juvevê está desocupada há anos, com placas de reintegração de posse e escasso monitoramento. Os prédios estão em ruínas, servindo de abrigo para criminosos, usuários de drogas e focos de dengue. Esse trabalho facilitou as conversas com o governo da época. 

Entretanto, o governo mudou e tudo parou, mas não podemos desistir! Com o objetivo de mostrar a quantidade de curitibanos interessados, lançamos esse abaixo-assinado para pressionar as autoridades e cobrar os responsáveis pela venda dos terrenos baldios.